Sala de Imprensa - Notícias

Comércio abre em horário especial para o Dia dos Namorados

Horário extensivo não isenta empresa de pagamentos de eventuais horas extras e seus reflexos, alerta Sincomerciários

Em decorrência do Dia dos Namorados, comemorado na próxima terça-feira (12), os estabelecimentos comerciais e mercados de Itapeva e região terão horários diferenciados no sábado (09) e na segunda-feira (11).

De acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) de Itapeva,  em Bom Sucesso de Itararé, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaporanga, Riversul, Taguaí, Itararé e Taquarituba, na segunda-feira, as lojas podem funcionar com mão de obra comerciária até às 20h.  Já as cidades de Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Iporanga, Itaberá, Itaóca, Itapirapuã Pualista, Itapeva, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande e Taquarivaí, no sábado o horário é permitido até às 18h e na segunda até às 21h.

Ainda segundo a instituição, o horário extensivo não isenta a empresa de pagamentos de eventuais horas extras e seus reflexos e se a jornada semanal ultrapassar da contratada, o excesso deve ser remunerado com adicional de 60% sobre o valor da hora normal. “Mesmo os comissionistas tem direito às horas extras, mudando apenas a forma de cálculo do valor da hora”, destaca o sindicato.

As lojas do comércio varejista com Certificado de Regularização Sindical ativa, podem compensar as horas extras, por folgas no prazo de até três meses após o fechamento do mês em que as horas extras foram realizadas.

O Sincomerciários lembra também que é permitido apenas duas horas extras por dia. “Assim a empresa deve se organizar, através de escala de trabalho, para que esse limite não seja ultrapassado”, enfatiza.

Conforme o sindicato, a jornada semanal é determinado no contrato do trabalho e não pode ser superior a 44 horas. “Em exemplo e mais comum, é trabalhar oito horas de segunda a sexta e quatro horas no sábado, por tanto, neste caso, poderá trabalhar, no máximo, seis horas no sábado, sendo duas horas extras”, explica.

A empresa deve se atentar, alerta o Sincomerciários, ao intervalo de almoço/café, que deve ser de 15 minutos nas jornadas de quatro à seis horas e entre uma a duas horas para jornadas superiores a seis.

Dúvidas ou denúncias podem ser feitas através do e-mail denuncia@sincomerciarios.org.br; telefone 0800-7724110; WhatsApp 9.9784-4258 ou via Facebook /comerciarios.

 




Atualizado em 13/06/2018