Sala de Imprensa - Notícias

Inverno: empresas que não fornecem uniforme específico para o frio, não podem proibir o uso de blusas

Alerta é do Sincomerciários de Itapeva

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (21). Com a chegada das temperaturas mais baixas, é normal que os empregados passem a utilizar blusas e/ou casacos de frio para se aquecerem durante o expediente de trabalho. Caso a empresa exija o uso de uniforme, mas não forneça-o para esta estação, o ato não pode ser proibido, informa o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) de Itapeva.

Conforme a instituição, se o empregador deseja cor, tecido específico, que a marca, logo ou similar da empresa esteja em destaque nas vestimentas, devem fornecê-las gratuitamente ao funcionários. “A saúde e o bem estar colaborador devem estar sempre em primeiro lugar”, destaca o Sincomerciários.

O Sincomerciários recorda ainda que, na hipótese do estabelecimento solicitar a utilização de equipamentos de segurança, macacões especiais ou outra vestimenta específica também deve proporcionar de graça ao trabalhador. “O empregador também não pode exigir que o empregado utilize as roupas ou os produtos vendidos no estabelecimento”, informa.

Dúvidas, denúncias ou mais informações podem ser esclarecidas através dos telefones (15) 3521 9800 (Itapeva), (15) 3531 3600 (Itararé), (15) 3542 5529 (Capão Bonito) e (14) 3762 3603 (Taquarituba).

 

 




Atualizado em 18/07/2018