Comerciários de farmácias conquistam reajuste salarial de 6% retroativo a julho

Nova Convenção Coletiva 2025/2026, assinada entre Sincofarma e Fecomerciários, garante aumento, pagamento retroativo e nova cláusula de ausência justificada para filhos que cuidam de pais idosos

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Itapeva (Sincomerciários) informa que foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026 entre o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma) e a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), válida para os municípios representados pelo Sincomerciários de Itapeva.

A nova convenção garante reajuste salarial de 6%, com retroatividade à competência de julho de 2025. As diferenças salariais referentes aos meses de julho, agosto e setembro de 2025, geradas pelo atraso na assinatura do acordo, devem ser quitadas em até duas parcelas, a serem pagas juntamente com as competências de outubro e novembro de 2025.

Entre as novidades da Convenção Coletiva, destaca-se a Cláusula 43 – Filho/Filha/Responsável por Mãe e Pai Idosos – Ausências Justificadas.
Conforme o texto, o(a) empregado(a) que necessitar acompanhar seus pais maiores de 80 anos em consultas médicas durante o horário de expediente não sofrerá desconto salarial, desde que apresente o atestado médico original.
O benefício é limitado a um dia por mês e cobre o tempo necessário para deslocamento e duração da consulta.

O presidente do Sincomerciários de Itapeva, Marcelo Castro, ressaltou que o novo acordo representa “um avanço importante, que alia ganho econômico e sensibilidade social, valorizando o trabalhador que também exerce o papel de cuidador”.

A Convenção Coletiva de Trabalho completa pode ser acessada no site oficial do sindicato:
👉 sincomerciarios.org.br/cct

-Compartilhe
Rolar para cima