Confira dicas de como agir nesses casos
Já recebeu uma mensagem pelo WhatsApp ou SMS de oferta de emprego com horários flexíveis e remuneração tentadora? Fique atento, pois pode ser um golpe.
De acordo com um estudo de uma empresa de segurança digital, a PSafe,a cada minuto, duas vagas falsas são enviadas por mensagens para os brasileiros.
As mais comuns envolvem nomes de empresas conhecidas, para tentar ‘convencer’ o receptor da mensagem e todas contam com um link, que tem por objetivo levar a vítima a realizar um pix, preencher um cadastro ou fazer algum download para concorrer a vaga. Além de perder o dinheiro, o ‘concorrente a vaga’, ao passar os dados e baixar algum aplicativo, pode ter contas bancárias e de redes sociais invadidas ou bloqueadas.
Antes de tomar qualquer medida, e para não cair no golpe, confira algumas recomendações:
- identifique quem enviou a mensagem. Se for conhecido ou amigo, antes de tomar qualquer atitude, confirme pessoalmente com ele ou via chamada telefônica;
- você está à procura de emprego? Encaminhou o seu currículo a alguma empresa? Se não, ignore a mensagem a partir de então; se sim, confirme a vaga com a empresa antes de qualquer atitude;
- não clique em nenhum link;
- não faça nenhum pagamento;
- não passe nenhum dado pessoal;
- desconfie de ofertas muito vantajosas e tentadoras.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, conte com o Sincomerciários de Itapeva.