SEM MÁSCARA, MAS COM RESPONSABILIDADE!

Por Luiz Carlos Motta*

Governos estaduais e prefeituras estão liberando o uso de máscaras protetivas à Covid-19. Isso é preocupante, principalmente para as categorias profissionais que trabalham diretamente com o público como motoristas de ônibus, de aplicativos, entregadores, práticos de farmácia e comerciários em geral. Estes representam a maior categoria de trabalhadores urbanos do País: 12 milhões de profissionais. Eles estão na linha de frente do atendimento, continuam expostos à contaminação do Coronavírus porque lidam diariamente com os clientes, manuseiam mercadorias, dinheiro e cartões de crédito. 

A pandemia não acabou 

A Organização das Nações Unidas (ONU) e seu braço da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), continuam recomendando o uso de máscaras e alertam: a pandemia não acabou. 

Veja o que disse o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus: “Apandemia está longe do fim, embora os casos e as mortes globais estejam decrescendo e vários países tenham diminuído as restrições. A crise não terminará em nenhum lugar até que termine em todos”.

Se você prezado(a) leitor(a) ainda precisa de argumentos para tomar as doses (inclusive de reforço) das vacinas contra a Covid-19 e continuar usando a máscara, seguem alguns deles, selecionados dos sites das renomadas instituições Instituto Butantã e OMS.

Informações que valem vidas

  • Há pelo menos três milhões de pessoas no mundo sem acesso a vacinas contra a Covid-19. Elas podem contrair o vírus e desenvolver a forma mais grave da doença, que envolve internação em UTIs com aumento do risco de morte. No Brasil, 30 por cento dos brasileiros ainda não se vacinaram completamente e estão expostos.
  • Várias pesquisas apontam que a alta proteção contra casos graves de Covid-19, conferida pelas vacinas, ocorre somente com esquema vacinal completo. No entanto, no Brasil além dos milhões de pessoas que ainda não se vacinaram, há outros milhões que não tomaram a dose de reforço.
  • Apesar de os casos de Covid-19 estarem em declínio no mundo, o avanço das novas variantes mostrou que cada mutação do Coronavírus é ainda mais transmissível do que a anterior, aumentando de forma assustadora o número de infectados nas últimas ondas registradas em vários países.
  • Há um grande número de crianças com mais de cinco anos que ainda não foi totalmente vacinado e a faixa de zero a quatro anos está vulnerável ao vírus, que continua circulando. 
  • A imprensa registra: em março, 30 milhões de chineses precisaram ficar em confinamento obrigatório. Na Coréia do Sul, os números de vítimas estão subindo. Reino Unido, Itália, França e Alemanha também registram alta no número de novos casos. A Áustria recuou e voltou a exigir máscaras para locais fechados.

Responsabilidade

A OMS bem como outras instituições sérias, que representam médicos, cientistas e pacientes, têm alertado para a grande responsabilidade da sociedade civil em relação ao combate à pandemia e à divulgação de notícias sobre a necessidade de não relaxar antes da hora. Em sintonia com essas instituições, a CNTC e a Fecomerciários, têm orientado os trabalhadores a completar o ciclo vacinal, continuar usando máscaras, manter o hábito de higienizar as mãos e evitar aglomerações. Cuide da sua saúde, proteja a sua família. A saúde é o nosso bem maior! 

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP)

-Compartilhe
Rolar para cima