Copa do Mundo: confira como ficam os horários de trabalho no comércio de Itapeva e região

Regra deve ser seguida pelo comércio varejista em geral de algumas cidades da base territorial do Sincomerciários de Itapeva

A Copa do Mundo 2022 começa no próximo domingo (20). Confira como ficam os horários de trabalho no comércio nos dias de jogos da seleção brasileira.

Lojas dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itapeva, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande e Taquarivaí.
Conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é obrigatório a liberação dos trabalhadores nos seguintes horários:

  • Nos jogos que ocorrerem às 16h, entre segunda e sexta-feira, o comerciário tem por direito sair 30 minutos antes do início do jogo. Importante, porém, atentar-se ao intervalo de almoço de 15 minutos nas jornadas entre 04h e 06h e de, no mínimo, uma hora e, no máximo, duas horas nas jornadas superiores a 6h;
  • Nos jogos que ocorrerem às 12h ou às 13h, a saída deve acontecer também 30 minutos antes do jogo, com retorno previsto até 30 minutos após o encerramento (incluindo prorrogação e pênalti), já incluso, nessa pausa, o horário de almoço;
  • As horas negativas, ocasionadas pela interrupção do trabalho, poderão ser compensadas com horário extraordinário em até 180 dias ou deduzidas do banco de horas regularmente existente na empresa, não devendo ser descontadas da remuneração do comerciário.

Lojas dos municípios de Bom Sucesso de Itararé, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaporanga, Itararé, Riversul, Taguaí e Taquarituba.

  • Devido ao sindicato patronal não ter aceitado negociar horários especiais, as lojas não estão obrigadas a dispensar os comerciários no horário dos jogos da seleção brasileira, contudo o Sincomerciários sugere os mesmos horários e condições previstas na região de Itapeva.

Demais categorias específicas de comércio como a de gêneros alimentícios (mercados, açougues e similares), concessionárias de veículos, comércio atacadista, entre outras não representadas pelo Sincomércio.

  • Não sendo obrigatório, o Sincomerciários recomenda a liberação dos trabalhadores meia hora antes das partidas da seleção brasileira com retorno meia hora após o término, podendo compensar as horas em saldo de banco de horas regularmente mantido pela empresa.

Considerando a importância cultural do evento esportivo para os brasileiros, é importante que o empregador reflita sobre a questão e os impactos que a decisão pode causar no ambiente de trabalho.

Jogos do Brasil na primeira fase da Copa

Jogo 1 – Brasil x Sérvia
Quinta-feira: 24 de novembro, às 16h


Jogo 2 – Brasil x Suíça
Segunda-feira: 28 de novembro, às 13h


Jogo 3 – Brasil x Camarões
Sexta-feira: 2 de dezembro, às 16h


Confira as principais dúvidas dos empregadores e os esclarecimentos do Sincomerciários:

-Compartilhe
Rolar para cima