Após negociações desafiadoras, Sincomerciários de Itapeva assina CCTs para o Comércio Varejista das regiões de Itararé, Itaporanga e Taquarituba (SP)

Acordo entre sindicatos estabelece reajuste salarial e pagamento de diferenças para trabalhadores do setor

Após negociações prolongadas e desafiadoras, o Sindicato dos Comércios de Itapeva (Sincomerciários) alcançou um acordo que garante tanto o reajuste salarial quanto a manutenção de benefícios essenciais para os comerciários de Itararé, Itaporanga e Taquarituba (SP).

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) foram assinadas nesta quarta-feira (21) entre os sindicatos e estabelecem um reajuste salarial de 8,83%, que deverá ser aplicado na folha de pagamento referente ao mês de junho de 2023. O reajuste incidirá sobre os salários fixos ou parte fixa dos salários mistos, levando em consideração os valores já reajustados na CCT anterior.

“Essa é uma conquista significativa para o comércio varejista nas regiões de Itararé, Itaporanga e Taquarituba, garantindo a valorização dos trabalhadores e a manutenção de seus direitos adquiridos”, enfatiza o presidente do Sincomerciários, Marcelo Castro.

As diferenças salariais, relativas aos meses entre setembro de 2022 e maio de 2023, incluindo os trabalhadores que foram desligados nesse período, poderão ser pagas em até 5 parcelas. Esses pagamentos serão realizados junto às folhas de pagamento dos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2023. Fica permitida a compensação de valores que tenham sido antecipados durante o referido período.

“É importante ressaltar que nenhum salário reajustado poderá ser inferior ao piso salarial estipulado para cada função, conforme estabelecido pelas normas da convenção”, destaca Marcelo.

O presidente do Sincomerciários pontua que as negociações foram marcadas por intensos debates, uma vez que o setor patronal buscava reduzir e retirar diversos benefícios já conquistados anteriormente.” Mantivemo-nos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores, resistindo às tentativas de retrocesso. Após um longo processo, conseguimos chegar a um consenso que contempla tanto as necessidades dos trabalhadores quanto às demandas do setor empresarial”, ressalta.

Conforme ele, o Sincomerciários de Itapeva reafirma o compromisso em defender os direitos dos trabalhadores. “Agradecemos a todos os envolvidos nas negociações, ressaltando a importância do diálogo e do esforço conjunto para a conquista desse acordo benéfico para ambas as partes”, frisa.

Essas normas abrangem o setor do comércio varejista em geral das empresas representadas pelo Sincomércio de Itararé. São três Convenções Coletivas de Trabalho distintas, sendo uma específica para o município de Itararé/SP, outra para Taquarituba/SP e uma terceira para a região de Itaporanga/SP, que inclui as cidades de Bom Sucesso de Itararé, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaporanga, Riversul e Taguaí (SP).

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos telefones/WhatsApp (15) 3521 9800 (Itapeva), (15) 3531 3600 (Itararé), (15) 3542 5529 (Capão Bonito) e (14) 3762 3603 (Taquarituba).

As Convenções Coletivas de Trabalho podem ser consultadas na íntegra pelo link sincomerciarios.org.br/cct. Os pisos salariais podem ser conferidas na página sincomerciarios.org.br/pisos-comercio-itarare

-Compartilhe
Rolar para cima