Recebeu uma oferta de emprego pelo WhatsApp? Cuidado, pode ser golpe!

Confira dicas de como agir nesses casos

Já recebeu uma mensagem pelo WhatsApp ou SMS de oferta de emprego com horários flexíveis e remuneração tentadora? Fique atento, pois pode ser um golpe.

De acordo com um estudo de uma empresa de segurança digital, a PSafe,a cada minuto, duas vagas falsas são enviadas por mensagens para os brasileiros.

As mais comuns envolvem nomes de empresas conhecidas, para tentar ‘convencer’ o receptor da mensagem e todas contam com um link, que tem por objetivo levar a vítima a realizar um pix, preencher um cadastro ou fazer algum download para concorrer a vaga. Além de perder o dinheiro, o ‘concorrente a vaga’, ao passar os dados e baixar algum aplicativo, pode ter contas bancárias e de redes sociais invadidas ou bloqueadas.

Antes de tomar qualquer medida, e para não cair no golpe, confira algumas recomendações:

  • identifique quem enviou a mensagem. Se for conhecido ou amigo, antes de tomar qualquer atitude, confirme pessoalmente com ele ou via chamada telefônica;
  • você está à procura de emprego? Encaminhou o seu currículo a alguma empresa? Se não, ignore a mensagem a partir de então; se sim, confirme a vaga com a empresa antes de qualquer atitude;
  • não clique em nenhum link;
  • não faça nenhum pagamento;
  • não passe nenhum dado pessoal;
  • desconfie de ofertas muito vantajosas e tentadoras.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, conte com o Sincomerciários de Itapeva.

-Compartilhe
Rolar para cima