Sincomerciários reivindica reajuste salarial para os comerciários da região de Itararé (SP)

Desde setembro, sindicato patronal tem dificultado as negociações

Desde setembro, o Sincomerciários de Itapeva (SP) tem reivindicado o reajuste salarial para os comerciários do varejo da região de Itararé. Porém o Sincomércio – sindicato patronal – tem dificultado as negociações e nega a firmar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) impactando no atraso do que é de direito dos trabalhadores dessa região.

Conforme o presidente do Sincomerciários, Marcelo Castro, a primeira proposta, apresentada em setembro, data base da CCT, foi de manter todas as cláusulas da atual Convenção e a correção salarial pela inflação (INPC) do período – 2,94%, de forma a manter o poder aquisitivo dos comerciários. Dada a pandemia da covid-19, a reivindicação foi aprovada em assembleia on-line dos trabalhadores.

Entretanto, o presidente do Sincomércio, Amauri, só iniciou as negociações no final do mês de fevereiro, momento em que aceitou o índice requisitado, porém se recusou ao pagamento de valor compensatório no total das diferenças salariais ocasionadas pela demora na assinatura da CCT, oferecendo um “abono” com valor consideravelmente abaixo do que os trabalhadores deixaram de receber no período.

Desde então, o Sincomerciários tem cobrado o Sincomércio para avançar nas negociações, oferecendo, inclusive, contrapropostas, mas apenas nos dias 18 e 21 de maio obteve retorno, quando Amauri exigiu redução de até 30% no pagamento de ajuda de custo aos comerciários que trabalharem aos feriados, inclusive sobre valores que já foram reduzidos na CCT anterior. Marcelo Castro até aceitou uma redução, mas de percentual menor. A proposta foi negada por Amauri.

Com o entrave não foi possível, mais uma vez, prosseguir com as negociações.

Na visão do Sincomerciários, o atraso acarreta em prejuízos, tanto aos trabalhadores, quanto aos empregadores, que podem ter que pagar significativos valores em compensação as diferenças salariais acumuladas.

“A categoria comerciária está reivindicando apenas a correção da inflação, além disso, tem apresentado soluções para o próprio setor patronal para o enfrentamento da pandemia, como a extensão do prazo de compensação de horas negativas, em caso de fechamento do comércio, por exemplo”, enfatiza Marcelo.

O Sincomerciários segue com seus esforços para agilizar a assinatura da CCT e pode começar a notificar as empresas, individualmente, na tentativa de formalizar Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e ingressar com processo de dissídio coletivo na justiça do trabalho.

Os empregadores interessados em negociar de forma individual podem contatar o Sincomerciários de Itapeva através do telefone/WhatsApp (15) 3521-9800.

O sindicato patronal do comércio varejista da região de Itararé (Sincomércio) abrange os municípios de: Bom Sucesso de Itararé, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itaporanga, Itararé, Riversul, Taguaí e Taquarituba (SP).

-Compartilhe
Rolar para cima